Instituto Abra Palavra lança livro - Santa Tereza Tem
Logo

Instituto Abra Palavra lança livro

Instituto Abra Palavra, que começou em Santa Tereza, lança o livro Produção Cultural pelo Afeto

Como tornar um projeto de um artista ou instituição algo duradouro e sustentável, a partir da produção afetiva? Essa e outras questões relacionadas ao universo da gestão e produção cultural estão no livro “Produção Cultural Pelo Afeto: uma experiência do Instituto Cultural Abra Palavra”, de autoria de Aline Cântia e Chicó do Céu, que será lançado no dia 12 de agosto, segunda-feira, às 19h30, no Teatro da Cidade.

Na ocasião, haverá roda de conversa com os autores e participações do jornalista André Curvello (diagramador/capa do Livro), da atriz, diretora e vereadora Cida Falabella (prefácio do livro), e de Fernando Chagas (editor do livro). O evento será seguido de noite de autógrafos, com brinde aos 13 anos do Abra Palavra. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Sobre Abra Palavra

Com quase 20 anos de experiência na produção cultural, Aline e Chicó se encontraram em 2005, em sala de aula, quando ela, com 20 e poucos anos, lecionava a disciplina Mídia e Cultura em um curso superior de Comunicação Social, em Belo Horizonte, e Chicó do Céu, seria seu aluno. Ambos vinham de um contexto familiar de muita proximidade com a contação de histórias e as palavras.

Fernando Chagas, Aline Cântia e Chicó do Céu- Foto: Igor Cerqueira

Anos mais tarde, em 2011, Aline Cântia – contadora de histórias e gestora cultural -, e Chicó do Céu – músico, compositor e produtor cultural -, fundam o Instituto Abra Palavra. Desde então, o duo, que depois passa a ser um trio com a chegada do músico e gestor Fernando Chagas, trabalha para ampliar o acesso à escrita, à leitura e à literatura, além de valorizar e fomentar as formas orais de literatura. 

Em dezembro de 2023, o Instituto Abra Palavra é reconhecido como 1º e único Pontão Temático Nacional de Minas e o único ligado ao livro, leitura e literatura do Brasil. “Nosso objetivo como Pontão de Cultura é fortalecer uma cadeia produtiva diversificada, plural e criativa, não apenas disponibilizando livros, mas promovendo a cultura escrita em todas as suas formas.  Estamos trabalhando em todas as regiões do Brasil, colaborando com outros pontos de cultura, bibliotecas comunitárias e coletivos, focando em quatro metas principais: selecionar agentes Cultura Viva de 18 a 24 anos, mapear e mobilizar pontos de cultura, realizar formações e desenvolver ações de fomento à leitura”, conta Aline Cântia.

Sobre o livro Produção Cultural Pelo Afeto

No livro os em autores compartilham a experiência reunida como profissionais da cultura e o leitor é convidado a explorar rotas alternativas dentro da produção cultural, trilhando caminhos inovadores baseados na circularidade, nos afetos e na horizontalidade.

Assim como se deu a história de Aline e Chicó, a cada capítulo, a obra mescla lendas e contos da tradição oral, com a história do percurso dos dois produtores e a fundação do Instituto Abra Palavra, inclusive com exemplos concretos de como a gestão afetiva e colaborativa pode fomentar a sustentabilidade e continuidade de projetos. “São tropeços e acertos, escolhas e aprendizados vivenciados em um período em que acontece no país um fortalecimento nos fundos de financiamento e incentivo à Cultura, e a classe artística é de certa forma convocada também a aprender e se familiarizar com os processos administrativos da gestão e da produção cultural, e toda burocracia que há envolvida nisso”, comenta. 

De forma sistematizada, durante o livro, os autores ofertam ainda uma espécie de metodologia com noções básicas, informações úteis, dicas, caminhos e sugestões para que artistas, gestores e produtores, da área, possam traçar as próprias rotas, dentro do universo da produção e gestão cultural. “Chamamos tudo isso de produção afetiva. O afeto aqui está muito ligado à ideia de ética, de pensar relações de trabalhos não alienantes, não opressoras, de comunicação não violenta. Esta obra é essencial para todos que desejam transformar os processos artísticos e de gestão cultural em espaços de encontro, aprendizado e crescimento coletivo”, afirma Aline Cântia.

Abra Palavra, 1º e único Pontão de Minas e do Brasil

O Instituto Cultural Abra Palavra foi selecionado no último edital de 2023 como o único Pontão Nacional de Minas Gerais e o único Pontão Nacional do Brasil dedicado ao tema de livro, leitura e literatura. Este edital selecionou 42 projetos em todo o país, repassando recursos para a execução de ações culturais ao longo de 12 meses. As iniciativas abrangem diversas áreas, como cultura popular, patrimônio cultural, e artes visuais, com o nosso projeto focado na literatura.

“Ser um Pontão de Cultura hoje no Brasil representa um compromisso com a construção da democracia, da cidadania e da participação social. A Política Nacional Cultura Viva, sendo uma política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, está intrinsecamente ligada a esses valores. Conseguir esse edital reforça o compromisso do Instituto Abra Palavra com o livro, a leitura, a literatura e com as premissas fundamentais da democracia e da participação social”, contextualiza Aline Cântia. 

SERVIÇO
LANÇAMENTO DO LIVRO 
Produção Cultural Pelo Afeto: uma experiência do Instituto Abra palavra
Dia 12/08, às 19h30, Teatro da Cidade, R. da Bahia, 1341 – Centro, Belo Horizonte
Roda de conversa com os autores Aline Cântia e Chicó do Céu
Participações de André Curvello (diagramador/capa), Cida Falabella (prefácio) e Fernando Chagas (editor) + sessão de autógrafos
Entrada Franca

Matéria relacionada
Histórias que nossos avós contavam

Anúncios